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Sérgio Martins - Fundador da Profitage
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A corrupção se tornou um termo de destaque, ao longo dos últimos anos, em diversos aspectos, principalmente, econômicos e políticos. Várias empresas tiveram seu nome e reputação prejudicados devido ao envolvimento em escândalos. É justamente nesse momento que o compliance empresarial volta a chamar atenção.

Afinal, o que significa esse termo e como ele é capaz de amenizar os impactos de uma crise dentro do universo corporativo?

O que é compliance empresarial?

A palavra Compliance é derivada do verbo da língua inglesa: to comply. Em tradução livre, o seu significado é estar em acordo ou em conformidade com algo. No caso de empresas, trata-se de agir conforme as leis, normas e regulamentos aos quais são submetidas.

A prática foi desenvolvida com a finalidade de corrigir e, principalmente, prevenir desvios e condutas que possibilitam prejuízos e problemas judiciais para o negócio.

Além disso, o dompliance está relacionado ainda às questões que envolvem ética, sustentabilidade, cultura organizacional. Dessa forma, assuntos que oferecem risco ou irregularidade para a empresa estão sob os cuidados de tal equipe. Afinal, estamos falando de temas que comprometem ainda mais a imagem e a reputação empresarial.

Compliance ganhou notoriedade, conforme explicamos, devido o grande envolvimento de empresas em esquemas de desvios de verba e escândalos políticos. Houve, portanto, a necessidade de entender e implementar a prática na rotina corporativa, para assegurar a saúde do empreendimento.

A princípio, muitas instituições delegaram a nova função à assessoria jurídica, mas com o crescimento da demanda e da responsabilidade, se tornou mais comum a construção de um time próprio para o assunto.

Entenda a importância do Compliance Empresarial

A adoção de compliance dentro da rotina de uma empresa é, na realidade, uma estratégia de negócios. Afinal, é prova de uma gestão eficiente e atenta às normas e regulamentos, bem como uma companhia transparente em seus processos.

Dessa forma, compliance também é, a grosso modo, uma ação para proteger a reputação corporativa.

No entanto, limitar a atuação do Compliance Empresarial apenas à proteção é pouco. Além disso, uma vez implementado, ele é capaz de evitar fraudes internas e externas e de prevenir prejuízos e punições legais.

Um ambiente de trabalho ético e profissional tem potencial para motivar os colaboradores. Esse é outro benefício para empresas que adotam compliance. O espaço se torna mais atraente e competitivo no mercado e, principalmente, para investidores.

É importante frisar que a prevenção realizada pela equipe de compliance é um trabalho em conjunto com o departamento de risco da empresa: são áreas correlatas. Por isso, é fundamental analisar os riscos dos dois setores com o mesmo foco e profissionalismo.

Em síntese, a prática bem estruturada e aplicada pode implicar investimentos e melhores resultados econômicos.

No entanto, não estar em compliance significa possível perda de patrimônio material e imaterial. Fora a evidente falha na gestão e na união entre as equipes de gerenciamento de risco.

Apesar do custo para contratação e do próprio trabalho, compliance não deve ser considerado um obstáculo e sim, uma garantia. Afinal, empresas com bons times do setor têm direito a algumas facilidades. Entre elas, a liberação de crédito, por exemplo.

Como implementar e ter um Compliance Empresarial eficiente

Elaborar e estruturar um bom Programa de Compliance Empresarial não é simples, pois envolve muitas ações específicas e a contratação de um grupo especializado nas diversas áreas do tema.

O primeiro passo, contudo, é estabelecer uma linha direta de contato entre os profissionais contratados para função e os gestores e diretores da empresa. As pessoas que ocupam os mais altos cargos precisam saber de cor todas as normas e regulamentos que envolvem a sua atuação.

Em seguida, os profissionais devem estudar e compreender tudo sobre a cultura corporativa. Apenas assim será possível mapear e identificar falhas e fragilidades no dia a dia de trabalho.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil elaborar um Código de Conduta único para o ambiente em questão. Esse relatório consiste em certas políticas de proteção que devem abranger todos os funcionários da companhia. Nessa fase, é primordial adotar uma linguagem acessível, que facilite a compreensão de todos.

Para colocar em prática todas as ações de proteção pensadas para os colaboradores, é necessário que a equipe de compliance realize um treinamento. A ocasião servirá para explicações sobre o Código de Conduta e resolução de dúvidas. Por isso a linguagem é um fator tão decisivo. A compreensão integral de todo material criado exige comunicação e treino. Esse alinhamento não acontece do dia para a noite.

Assim como gestores, diretores e qualquer funcionário que ocupe cargos altos, o restante do corpo de colaboradores também precisa estar em conformidade. O treinamento auxiliará na compreensão de que as normas e regulamentos se aplicam na rotina de trabalho de cada um.

O monitoramento de conduta é uma forma eficiente de perceber e corrigir falhas entre colaboradores. Algumas empresas, inclusive, adotam um sistema de denúncias para facilitar o trabalho do departamento. A partir disso, cabe a investigação precisa e criteriosa e a correção.

Por fim, para que o Programa de Compliance Empresarial saia dentro do planejado e apresente bons frutos, é preciso constante monitoramento e análise crítica. A interpretação para entender se o modelo funciona para o negócio é essencial. Revisar e refazer também faz parte do trabalho. O que importa, de fato, é ter alinhamento entre equipe e Código.

Vale frisar que os departamentos de compliance podem cruzar informações e experiências com parceiros de mercado, além da análise da concorrência ou do que o universo corporativo oferece. Isso garante medidas atualizadas e frescas para dentro do negócio.

Agora que já sabemos como criar do zero um Programa de Compliance Empresarial, é preciso fortalecer as suas estruturas para ter resultados a longo prazo. Confira, dessa forma, algumas dicas para manter em pleno funcionamento o departamento de compliance da sua empresa.

1) Aposte em tecnologias e sistemas avançados para realizar monitoramentos e também para coletar informações necessárias;

2) Adote uma fiscalização constante de funcionários e atividades;

3) Possua sistemas de controle interno;

4) Estabeleça entre todos os setores da empresa uma comunicação transparente e bem estruturada.

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