Logotipo Da Profitage

Atuação Nacional

Empresa De Consultoria Financeira

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Profitage(11)9.4037-7673
Fundador

fundador

Sérgio Martins - Fundador da Profitage
Contato
Oportunidades

Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais expansivo no mercado, surgem as ferramentas e dispositivos auxiliares para tornar as rotinas organizacionais ainda mais efetivas.

Além disso, prezando por um controle financeiro mais assertivo, surge a necessidade de contratação de empresa de consultoria financeira para um melhor auxílio dos fluxos de caixa e otimização dos lucros internos.

Entretanto, diversos empresários não possuem um controle efetivo sobre suas finanças e, por isso, acabam realizando grandes dívidas sem um planejamento prévio.

Dessa forma, acabam por não saberem o que fazer para contornar a situação e, geralmente, não entendem em como uma empresa de consultoria financeira poderia auxiliá-los.

Quer saber mais? No post de hoje, nós explicaremos a funcionalidade de uma terceirizada em serviços financeiros e em como pode ser útil para o seu caixa empresarial.

O que é e por que investir em uma empresa de consultoria financeira?

Antes de tudo, de acordo com o conceito dado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Educação Financeira é um processo onde as pessoas podem entender como funciona processos e fluxos financeiros.

De acordo com o dicionário Aurélio, a consultoria é “Ato ou efeito de dar consulta ou conselho”, ou também, “Atividade ou cargo de consultor ou de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos de sua especialidade”.

Com isso, não é difícil interpretar que a consultoria financeira é, portanto, um momento pelo qual uma determinada consultoria, profissionais habilitados e experientes no assunto, orientam e avaliam a situação financeira da empresa e possibilitam um caminho com estratégias para deixar a organização ainda mais segura, em termos financeiros.

Conforme sabemos, a maioria dos empreendedores não possuem qualificação ou formação acadêmica em gestão financeira de empresas e por isso acabam cometendo deslizes graves no decorrer da caminhada, como por exemplo:

- Misturar dívidas pessoais com as dívidas empresariais;

- Não possuir controle sobre todas as despesas da empresa;

- Não ter domínio sobre cálculos internos importantes, como folhas de pagamento.

- Não ter noções mercadológicas de pesquisa e análise de mercado para precificar um produto ou serviço de forma correta;

- Não acompanhar os processos de fluxo de caixa adequadamente;

Assim, conceitos como produtos financeiros, estatísticas e orientações são passadas aos empreendedores, a fim de desenvolver valores, antecipar-se de possíveis riscos e promover habilidades necessárias para contornar qualquer problema financeiro interno.

Motivos para contratar uma consultoria financeira

A empresa de consultoria financeira auxilia na tomada de decisões, na busca por melhores escolhas, que envolvem entradas e saídas de fluxo de caixa, tornando as ações mais conscientes e estratégicas. Para saber mais sobre consultoria financeira, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.

Portanto, selecionamos alguns fatores importantes que mencionam a necessidade de suporte financeiro para organizações. Veja, a seguir:

1. Abertura de um possível negócio

Quando o assunto é investir dinheiro, as pessoas ficam inseguras sobre ações a serem tomadas, uma vez que não possuem conhecimento prévio ou auxílio.

Assim, com alguma orientação externa, projetos são feitos para mitigar riscos e orientar o empreendedor a tomar um caminho mais seguro.

2. Riscos de endividamento

Sabemos que o processo que separa gastos pessoais e gastos empresariais pode ser um pouco difícil. Dessa forma, as chances de endividar-se são maiores, recorrendo a processos de:

- Negociação de dívidas;

- Alteração de fluxo de caixa;

- Etc.

3. Objetivos financeiros

Ciar um planejamento estratégico financeiro é crucial elaborar metas e definir estratégias a médio e a longo prazo.

4. Menos burocracia e dificuldades na gestão financeira

Quando um empreendedor perde tempo com questões que envolvem processos burocráticos de uma gestão financeira, a produtividade fica em segundo plano.

Assim, o apoio de uma consultoria financeira contorna esse risco e otimiza os serviços mais burocráticos.

5. Mais domínio e conhecimento básico sobre as finanças

Sabe-se que todo o processo de consultoria visa fornecer ao empreendedor não somente as ferramentas necessárias para apoio, como também um conhecimento contínuo para que o gestor consiga, de forma independente, buscar meios para conduzir a sua empresa de forma geral.

Contudo, o apoio inicial de uma consultoria é necessário para conduzi-lo a um caminho próspero.

6. Contabilização eficaz de entradas e saídas da organização

Possibilitar ao empreendedor uma visão mais otimizada de controle de entradas e saídas é muito importante. Ter um controle 100% certo evita surpresas desagradáveis e possibilita um crescimento saudável e duradouro.

Escolhendo a empresa ideal de consultoria financeira

Antes de tudo, é necessário verificar a empresa terceirizada que prestará serviços para sua organização. Conhecer o seu tempo de mercado, autoridade de marca e destaque na sua atuação são algumas das pesquisas importantes que devem ser levadas em consideração na hora de optar por um serviço.

Por isso, selecionamos algumas dicas de serviços importantes que uma empresa de consultoria financeira deve realizar para a sua organização. Veja as instruções abaixo:

- Auxiliar e otimizar contas internas e evitar o endividamento;

- Propor métricas para alcançar objetivos financeiros;

- Definir e compreender os investimentos;

- Traçar metas e colocá-las em prática imediatamente;

- Auxiliar na gestão e gerar valor ao empreendedorismo;

As orientações citadas acima devem ser feitas por profissionais especializados que, no caso, serão os consultores financeiros.

Existem algumas empresas no mercado que oferecem apenas materiais de apoio, vídeos interativos e repassam atividades para fixação de conteúdo, não garantindo a presença de consultores para auxiliar no percurso e na tomada de decisões.

O cenário econômico está sujeito a mudanças a todo instante. Portanto, qualquer negócio pode enfrentar problemas financeiros. Contudo, ter uma empresa de consultoria financeira ao seu lado faz toda diferença.

Especialmente porque os serviços oferecidos garantem a boa saúde financeira da empresa. Portanto, os problemas externos e internos podem ser solucionados de forma eficaz e o melhor: sem desespero.

Por outro lado, se a sua empresa adota medidas práticas e tudo ocorre como o esperado, você deve estar se perguntando: por que, afinal, deveria contratar um consultor financeiro?

Vamos responder a essa e outras perguntas ao longo do artigo e, acredite, esses argumentos vão fazer você economizar um bom dinheiro. Veja!

Conselhos de especialista

Pequenas empresas podem achar que não há espaço para um consultor financeiro, especialmente se o negócio em questão estiver passando por dificuldades.

Contudo, situações críticas, na verdade, revelam a urgência de um novo planejamento financeiro.

Portanto, nada melhor que um especialista para guiar sua empresa para o azul por meio de projeções, conselhos sobre oportunidades de investimento, áreas que podem serem otimizadas para economizar, entre outras vertentes.

Mentores

Caso você siga a mentalidade de que não é preciso ser especialista em finanças para manter seu negócio lucrativo, sugerimos que repense essa ideia.

Uma empresa de finanças está totalmente imersa nesse universo. Portanto, as finanças vão muito além dos resultados. É preciso estar preparado para diversos tipos de cenários.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para aprender e tomar dicas valiosas sobre o mercado.

Tempo é dinheiro

Já dizia o ditado: “Tempo é dinheiro e que tal economizar os dois?

Empresas com recursos limitados devem distribuir bem suas ações. Portanto, nem sempre é indicado aprender com a experiência, pois pode lhe custar caro.

Ao contratar uma empresa de consultoria financeira, você tem a oportunidade de direcionar seus recursos de forma segura. Já que um consultor pode evitar erros desastrosos, propor soluções e concluir rapidamente as tarefas elencadas.

Além disso, um consultor também pode te auxiliar a aprimorar o seu negócio contemplando inovações, por exemplo, um sistema interno que auxilia no controle dos gastos da empresa.

Dessa forma, é possível montar gráficos, tabelas e todo de material que indique para onde vai o seu dinheiro.

Concentre-se no que você faz de melhor

Você provavelmente já ouviu essa frase relacionada ao sucesso e com a gestão financeira não seria diferente.

O conceito é simples.Um empresário deve se concentrar no que ele faz de melhor, ou seja, ser um visionário.

Contudo, o consultor financeiro é um alicerce entre o desejável e o possível. Dessa forma, seu lado criativo pode trabalhar a favor do orçamento, permitindo que o consultor garanta caixa suficiente para elaborar novos projetos.

Com o preparo certo, a mudança é sempre bem-vinda

Diversos empresários têm uma visão passional do seu negócio e isso é completamente normal.

Já uma empresa de consultoria financeira oferece uma visão imparcial sobre o seu negócio e a realidade do mercado. Ademais, é esse contraste que garante um desenvolvimento de planejamento financeiro eficaz e duradouro.

Além disso, o consultor financeiro está por dentro das regulamentações governamentais, da concorrência, das tendências do mercado e todas as áreas que podem influenciar o seu negócio no presente e no futuro.

Ademais, uma empresa de consultoria financeira pode auxiliar em longo prazo no processo de transferência da empresa para quando o empresário se aposenta. Além do mais, esse é um processo que movimenta grandes quantias.

Finanças pessoais

Para galgar um sonho, muitos empresários sacrificam a própria saúde financeira em prol da empresa. Contudo, um consultor financeiro garante que todas as áreas estejam em boas condições monetárias.

Portanto, uma empresa de consultoria é fundamental para garantir o planejamento da sua aposentadoria, além de contemplar outras situações inesperadas, como doenças e deficiências.

Ações personalizadas

É comum que muitas empresas adotem um sistema igual ou parecido para o controle de suas finanças, contudo, essa estratégia nem sempre é benéfica a longo prazo.

Já com uma empresa de consultoria financeira, você dispõe de estratégias que visam suas necessidades ao longo do caminho.

De forma que todas as pontas soltas podem ser cuidadosamente sanadas, antes que problemas futuros possam prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Além disso, se você deseja saber mais sobre nossas estratégias e serviços prestados, basta entrar em contato conosco por meio do nosso site.

5 benefícios de contar com uma empresa de consultoria financeira

Até o presente momento, nós falamos da importância de uma empresa de consultoria financeira para o seu negócio. Agora, vamos aos benefícios:

Pesquisa: os consultores estão sempre analisando e pesquisando de forma detalhada as melhores oportunidades. Estabelecendo, então, as tendências que prevalecem no mercado;

Tranquilidade: contratar uma empresa de consultoria financeira, promove o bem-estar na empresa. Afinal, você tem certeza de que sua gestão financeira está em boas mãos;

Investidores: as pessoas que investem no seu negócio almejam ver suas operações funcionando corretamente e a presença de um consultor financeiro pode fortalecer ainda mais a confiança dessa relação;

Custo-benefício: o consultor financeiro a longo prazo reduzirá de forma significativa os custos da sua empresa, portanto, não se deixe intimidar pelos custos iniciais;

Conselhos amplos: uma empresa de consultoria financeira pode, ainda, te auxiliar no processo de várias questões como investimentos inteligentes, avaliação de negócios, programas de benefícios, entre outras vertentes.

Crise econômica

Quando falamos de consultoria financeira, não podemos deixar de lado as difíceis circunstâncias econômicas dos últimos anos.

Em 2018, segundo dados levantados pela equipe Boa Vista, as pequenas empresas correspondem a 96% das falências durante este período.

Contudo, em 2020, a perspectiva é, de certa forma, otimista. Devido a melhora econômica os pedidos de falências diminuíram em 29,6%. Em contrapartida, as falências decretadas subiram para 14%.

Apesar do cenário permanecer favorável, é importante contar com o apoio de uma consultoria financeira em um momento tão delicado do mercado.

Ademais, um dos nossos grandes diferenciais é aportar capital na empresa através de parceiros no mercado financeiro.

Você também pode contar com as nossas ferramentas de apoio que permitem a recuperação da empresa.

Além disso, com nossos serviços gerando resultados de médio a longo prazo, é possível conduzir a saúde financeira da sua empresa sem grandes percalços.

Portanto, não perca tempo e entre contato conosco.

Conclusão

Assim sendo, podemos concluir que a contratação de uma empresa de consultoria financeira pode ser a peça fundamental para tornar o seu negócio mais seguro e mais escalável no seu nicho.

Em um cenário de crise econômica altamente instável, somente organizações com suas situações financeiras 100% controladas tendem a gerar maior competitividade. Portanto, é necessário que o empreendedor verifique a situação atual do seu caixa e demais processos internos existentes, buscando o apoio necessário.

Agora que você já sabe a importância da contratação de uma empresa de consultoria financeira para o seu negócio, a fim de gerar maior escalabilidade e organização financeira, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

Empresa de Consultoria Financeira Relata os 5 Erros Comuns Em Gestão Financeira

Para que uma empresa se torne sustentável e perdure no mercado, deve manejar adequadamente uma série de fatores. Dentre estes, o planejamento financeiro é um dos mais importantes. Por isso, muitas organizações buscam o serviço de consultores para lidar com a tarefa. O problema, é que nem sempre a ajuda oferece o resultado esperado. Pensando nisso, elaboramos o presente artigo, com 5 erros na consultoria financeira empresarial. Confira!

1. Falta de Comunicação

Para que a consultoria em gestão empresarial seja eficiente, é indispensável que exista boa comunicação entre consultores e clientes. Isso significa, em primeiro lugar, que a clientela deve ser ouvida com muita atenção. Ademais, na hora de transmitir informações, estas devem ser compreensíveis, ou seja, é preciso o uso de termos apropriados e linguagem acessível ao cliente, que pode não entender de finanças de modo aprofundado. O grande problema da falta de comunicação entre as partes é que ela costuma gerar medidas ineficientes para controle financeiro.

2. Não Cumprir Com os Prazos de Entrega

Quando uma empresa de consultoria financeira aceita realizar assessoria, ela deve estabelecer prazos para a entrega de resultados. Acontece que nem sempre os períodos estipulados são realistas. Em muitos casos, se oferece uma promessa de efeitos rápidos apenas para conquistar o cliente.
Depois, a assessoria não consegue entregar aquilo que foi prometido. Ou então, acaba oferecendo um serviço de qualidade inferior. Esse é um dos maiores erros na consultoria financeira empresarial e acaba prejudicando a todos os envolvidos.

3. Quando as Empresas de Consultoria Delegam Problemas em Lugar de Resolvê-los

Quando uma empresa contrata uma consultoria, é esperado que ela atue para resolver e mitigar problemas financeiros. Existem muitos consultores, no entanto, que acabam não solucionando questões de sua alçada. Com isso, repassam o problema para outros especialistas. Por vezes, consideram que a questão não lhes diz respeito, o que transmite uma imagem de desinteresse para os clientes.
Em razão disso, a consultoria fica conhecida no mercado como uma empresa que falta com o profissionalismo. Além de tudo, uma consultoria administrativa descuidada pode ameaçar a prosperidade do negócio assessorado. Tal situação pode gerar a necessidade de recuperação da empresa futuramente. Para conferir serviços voltados para empreendimentos em falência, visite o nosso site.

4. Falta de Conhecimento Sobre a Área de Atuação do Cliente

Frequentemente, as empresas de consultoria precisam apresentar conhecimentos específicos sobre os aspectos financeiros de uma determinada área. Portanto, entender de finanças, de um modo geral, é apenas o começo daquilo que devem oferecer aos seus clientes.
“É importante fazer um estudo de caso para atender as demandas de cada tipo de cliente”
Não é por acaso que muitas vezes a empresa de consultoria empresarial se dedica apenas a um segmento do mercado. Quando não há esta especialização, o cliente fica não apenas com muitas dúvidas, mas também pode adotar práticas que não cabem em seu negócio.

5. Não Respeitar a Confidencialidade das Informações

O último dos erros na consultoria financeira empresarial, relaciona-se com o fator de confidencialidade. É preciso lembrar que muitas informações com o qual estes serviços lidam podem ser classificadas como sensíveis. Afinal, elas são de interesse de concorrentes e até mesmo de pessoas mal-intencionadas. Em ambos os casos, a empresa de consultoria empresarial em lugar de ajudar os clientes, termina criando problemas desnecessários.

Conclusão

A consultoria administrativa financeira pode ajudar muito um empreendimento. Não obstante, vimos que o serviço quando descuidado tem potencial de causar verdadeiros desastres. Esses 5 erros na consultoria financeira empresarial são os mais comuns no mercado.
A dica que deixamos é que, esteja você em busca destes serviços ou iniciando atividade na área, deve ficar atento aos problemas listados, sobretudo, porque um dos riscos inerentes à má gestão financeira é a falência. Para serviços ligados à recuperação de empresas nesta situação, visite o nosso site.

Vantagens De Uma Consultoria Financeira E Administrativa

O dia a dia de empresários e empreendedores está repleto de atividades essenciais dedicadas ao negócio. Entretanto, as gestões administrativa e financeira são as atividades que demandam mais dedicação e atenção porque garantem a sustentabilidade da empresa.

Como manter o foco na produção e no atendimento ao cliente ao mesmo tempo em que é necessário gerir a parte administrativa e financeira?

A verdade é que as tarefas rotineiras da empresa inserem os empresários em um contexto individual que os impedem de verificar questões pontuais. Diante disso, a ajuda de consultores experientes na área pode fazer toda a diferença e trazer mais lucratividade e aproveitamento do negócio.

Confira agora as principais vantagens de uma consultoria financeira e administrativa.

1. Visão técnica assertiva que leva o negócio para frente

O olhar atento de uma consultoria financeira e administrativa apontará quais são os pontos críticos da gestão e da contabilidade que precisam ser corrigidos ou otimizados. Isso é realizado por meio de diagnóstico alinhado com propostas de melhorias a serem colocadas em prática e monitoradas.

Uma consultoria financeira e administrativa conta com profissionais especializados que conhecem a gestão e o mercado financeiro, oferecendo subsídio para contextualizar o empreendimento a nível macro. Em outras palavras, a visão técnica de um consultor financeiro e administrativo consegue elaborar um diagnóstico não só da empresa, mas do mercado em que ela está inserida.

2. Lucratividade e organização nos negócios

O empresário tem muitas responsabilidades e não tem tempo para se preocupar com as questões burocráticas. Só que é justamente nessa questão que há necessidade de manter o controle. Porque a má administração nesse aspecto, além de ser resultado de falta de organização, torna os processos repetitivos e enrijecidos ocasionando perdas.

Portanto, é necessário obter o controle da gestão padronizando e automatizando processos, assim como registrar e acompanhar o fluxo financeiro. Uma consultoria financeira e administrativa organizará todos esses aspectos na empresa. Desse modo, os ciclos serão melhores controlados, as decisões mais assertivas, as vendas aumentarão e, por consequência, os lucros.

3. Processos automatizados por meios tecnológicos

A tecnologia tem sido aliada em todas as áreas sendo quase inconcebível trabalhar sem o auxílio dela. Uma boa gestão administrativa e financeira baseia-se no uso da tecnologia e automação de processos que aliviam as responsabilidades dos empresários.

As consultorias sabem disso e contam com auxílio de softwares que integram várias áreas da empresa. Com isso, é possível realizar um controle eficiente, garantindo o registro, o acompanhamento e a projeção futura dos negócios.

Qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, poderá contratar os serviços de uma consultoria financeira e administrativa para auxiliar na gestão dos negócios. Pode ser de muita valia pedir ajuda quando necessário ou quando precisa aperfeiçoar algo, assim é com a gestão do negócio. Se você sente que precisa de ajuda ou até mesmo precisa melhorar e crescer, avalie a possibilidade de chamar uma consultoria para acompanhar a sua empresa.

Com certeza, ela poderá apontar os pontos críticos a serem trabalhados na empresa ajudando a organizar processos e gerando maior lucratividade.

Serviços De Consultoria Empresarial

Durante bons ou maus momentos de uma empresa, serviços de Consultoria Empresarial devem ser considerados pela gestão. A decisão de guiar o negócio a um crescimento sustentável parte das principais propostas da Consultoria Empresarial. E a contratação do serviço serve tanto para pequenas empresas, como para multinacionais, em expansão ou não.

Neste momento, o tamanho do empreendimento não é importante, pois sempre haverá maneiras de crescer e evoluir na gestão dos negócios. Por isso, é essencial que o gestor ou administrador conheça os tipos, os benefícios e as formas de aplicação da Consultoria Empresarial.

O que é Consultoria Empresarial?

O ato de consultar é o mesmo que aconselhar ou guiar pelo caminho mais apropriado, de acordo com o objetivo.

A Consultoria Empresarial é um tipo de serviço que busca diagnosticar pontos importantes para o crescimento da empresa. A análise desses dados é o que fundamenta a consultoria, para que seja possível melhorar ou ampliar a gestão dos processos já adotados.

Com a intervenção da Consultoria Empresarial, é possível:

- Diminuir gastos ou extingui-los;

- Otimizar finanças;

- Esquematizar o crescimento da empresa a longo prazo;

- Refinar o trabalho de outros setores;

- Reduzir custos;

- Etc.

A ajuda vinda de um especialista em Consultoria Empresarial pode abrir caminhos para a resolução de problemas, antes complicados para a empresa que, muitas vezes, impedem a evolução dos negócios.

Além da gestão empresarial habitual que pode não estar cobrindo todas as necessidades da empresa, as vendas e a falta de mão de obra também podem refletir negativamente nos negócios. É neste momento que a Consultoria Empresarial atua.

Geralmente, o consultor é um profissional altamente qualificado e experiente no ramo de atuação. Ele deve trabalhar de acordo com os objetivos da empresa, desenvolvendo planos de ação e resolução, para que seja possível analisar resultados positivos para o empreendimento após sua aplicação.

Como é aplicada a Consultoria Empresarial?

A aplicação da consultoria pode ocorrer de diferentes formas, sendo as mais comuns nas seguintes etapas:

- Identificação de necessidade de contratação de uma Consultoria Empresarial, pelo gestor da empresa;

- Empresa reúne opções e escolhe uma consultoria ou um consultor empresarial autônomo;

- Consultoria apresenta seu trabalho à empresa, para que ambas possam conhecer seus modos de serviço e objetivos;

- Empresa se reúne com a consultoria para demonstrar os processos e abre espaço para que o consultor empresarial possa analisar os problemas, rotas possíveis de resolução e oportunidades;

- Empresa inicia a implementação das consultas e conselhos dados pelos profissionais contratados, buscando a solução dos problemas identificados previamente.

O procedimento não ocorre sempre da mesma forma, entretanto, a dinâmica do serviço acontece como foi descrito: contratação, análise, aplicação e avaliação de resultados.

Os resultados são avaliados para compreender se as decisões aplicadas estão surtindo efeito positivo. Para isso, gráficos e dados são constantemente levantados para que tudo seja documentado e acompanhado de forma integral, pelo consultor empresarial.

Antes de contratar o serviço, entretanto, é essencial relembrar que o consultor não atua na tomada de decisões. Ou seja, cabe ao gestor seguir ou não as recomendações da Consultoria Empresarial contratada.

Portanto, para que as medidas sejam estudadas e adotadas apropriadamente, é necessário tempo e paciência para escolher os melhores caminhos.

A empresa deve realizar reuniões frequentes com os responsáveis pela consultoria, online ou presenciais. Dessa forma, o gestor e o consultor podem trocar informações valiosas para que o trabalho seja feito da melhor forma.

Como implantar a Consultoria na empresa?

Apesar de toda e qualquer empresa necessitar de Consultoria Empresarial, independentemente de seu tamanho ou interesse, é preciso identificar os motivos pelos quais o serviço será contratado. O gestor pode criar uma lista com as seguintes interrogativas:

- Quais são os objetivos da empresa a médio e longo prazo?

- Qual é o crescimento esperado para os próximos cinco anos?

- Quais processos da empresa estão deficientes, atualmente?

Quando as respostas para as principais perguntas forem encontradas, é o momento de contratar uma Consultoria Empresarial. Para isso, existem duas alternativas: contratar uma consultoria terceirizada ou criar uma equipe especializada dentro da própria empresa.

Tanto no primeiro caso, como no segundo, é imprescindível que o gestor confie no trabalho e conhecimento da área dos envolvidos. Por isso, é preciso buscar profissionais que tenham experiência comprovada na função.

Veja como deve ser o perfil de um consultor empresarial:

- Comunicativo;

- Líder nato;

- Excelente relacionamento com outros colaboradores e diretores;

- Senso criativo e inovador;

- Organizado;

- Experiente no assunto abordado pela consultoria.

Subtipos de Consultoria Empresarial

Confira agora quais são os principais subtipos de consultoria, ou seja, consultoria que oferece soluções para ramos adjacentes da empresa:

1. Recursos Humanos

A consultoria voltada ao RH de uma empresa é a que auxilia a identificação de processos e problemas da equipe, mirando na constante evolução positiva da gestão de pessoas.

Consultoria para Recursos Humanos é geralmente utilizada em empresas que possuem alta taxa de rotatividade de colaboradores, sem identificar um problema aparente.

2. Marketing

Atualmente, investir em Marketing é um passo de extrema importância para a estratégia de crescimento empresarial.

Com bons planos de aplicação online ou física, a consultoria em Marketing é capaz de alcançar novos leads, aumentar o número de clientes e melhorar significativamente a reputação da empresa.

Trabalhar pela visibilidade dos negócios é o que garante a posição competitiva da empresa entre as maiores do ramo.

3. Vendas

Apesar de ainda pouco comum, a consultoria de vendas trabalha para melhorar a estratégia de saída de produtos ou serviços da empresa. Mesmo que as vendas estejam satisfatórias, a consultoria analisa se existe algum caminho alternativo para melhorar ainda mais os processos já adotados.

4. Finanças

Itens como fluxo de caixa, investimentos e capital de giro são assuntos que assombram alguns gestores, e podem ser facilmente analisados pela consultoria de finanças.

Tudo isso necessita de trabalho estratégico para alcançar a saúde financeira da empresa e lidar com o capital dos negócios pode ser estressante. Por isso, a consultoria de finanças é uma alternativa inteligente para compreender e resolver problemas, adequar custos e investir com maior tranquilidade.

Contratar Consultoria Financeira

Em um mercado cada vez mais competitivo, o empreendedor busca estratégias para se sobressair entre os seus concorrentes. Nesse período importante, é preciso priorizar as finanças, realizando uma gestão eficiente sobre as entradas e as saídas do negócio, permitindo que o empreendedor controle o seu caixa.

Para que o processo seja mais eficiente, contratar uma consultoria financeira terceirizada pode ser a chave para um controle financeiro mais profissional. Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba os benefícios que sua empresa terá ao contratar uma consultoria financeira.

Consultoria financeira: o que é e por que investir?

A consultoria financeira tem como objetivo realizar um diagnóstico em relação aos problemas financeiros enfrentados por um negócio, propondo soluções analíticas e implementando projetos para alavancar os resultados do cliente contratado, no caso, a empresa.

Ao contratar um serviço de consultoria financeira, o primeiro passo será uma análise taxativa de todos os processos onde exista a circulação de dinheiro, bem como suas informações, arquivos, documentos e demais ações pertinentes.

Dessa forma, é possível alterar formas da administração de finanças, realizando melhores investimentos, otimizando recursos e, em consequência, aumentar ainda mais a rentabilidade.

Sabemos que a maior parte dos negócios visam apenas o controle do fluxo de caixa, mas esse processo não mensura e nem representa se realmente a empresa está lucrando. Por isso, no processo de consultoria, toda a cadeia financeira será analisada, a fim de entender com profundidade a lucratividade do negócio.

Além disso, o investimento é recuperado com a otimização de tarefas e processos, já que o foco principal é o aumento da lucratividade.

Os principais serviços de uma consultoria financeira

Agora, iremos enumerar as principais funções da consultoria para o seu negócio. Veja abaixo:

1. Diagnóstico Econômico-financeiro: aqui, o foco é mostrar ao empreendedor o que aconteceu na empresa em momentos anteriores, analisando fluxo de caixa, lucro e custos;

2. Planejamento de finanças: planejar processos de acordo com previsões e estratégias da venda de produtos ou serviços;

3. Gestão Financeira: busca a eficiência na gestão rotineira da empresa com o apoio de ferramentas e análise de indicadores financeiros;

4. Gestão e Análise de custos: verifica o comportamento dos custos do negócio, a fim de identificar e corrigir processos irregulares, melhorando cada vez mais a gestão.;

5. Valuation: é um estudo que busca conceituar o valor financeiro do negócio, verificando o seu potencial de gerar caixa nos próximos momentos;

6. Precificação: buscar definir o melhor preço para o produto ou serviço em questão, analisando os custos, margem contributiva e o próprio mercado;

7. Viabilidade Econômico-financeira: verifica riscos com a obtenção de novos investimentos, relacionando-os ao cenário e o retorno esperado.;

8. Auditorias: busca realizar uma revisão de demonstrações financeiras, transições e a operação do negócio.

5 motivos para contratar uma consultoria financeira

Além da consultoria garantir um profissionalismo adequado, e de acordo com a necessidade do negócio, o empreendedor poderá focar em outros processos internos importantes. Agora veja os benefícios de contratar uma consultoria financeira:

1. Análise efetiva do setor financeiro

Como sabemos, os serviços de consultoria financeira contam com a participação de diversos profissionais experientes de mercado, trazendo ainda mais benefícios. Um deles, seria uma análise minuciosa e crítica sobre o estado da empresa, buscando pequenos déficits que nem mesmo o empreendedor ou os colaboradores conseguiam identificar.

Sendo assim, a consultoria financeira pode achar gargalos ou processos ineficientes que fazem o seu negócio perder dinheiro. Além de coletar essas informações, a consultoria poderá, rapidamente, prover meios para contornar esse problema e otimizar o serviço.

2. Diminuição da taxa de erros

No setor financeiro, poderá haver possíveis erros que sugam completamente a produção, fazendo com que os custos aumentem para o seu negócio. Exemplos a citar são o as datas de vencimento que são esquecidas em relação a determinadas faturas, bem como a falta de pagamento aos fornecedores de insumos, desatualização de planilhas etc.

Assim, com o serviço contratado, novos procedimentos serão feitos para corrigir essas falhas, garantindo o controle e monitoramento de todos os processos financeiros, desde o recebimento de um título até o pagamento do mesmo.

3. Processos internos otimizados

Depois de uma análise minuciosa em relação ao fluxo financeiro que circula dentro do ambiente interno da organização, a consultoria financeira poderá otimizar todos os serviços realizados no departamento financeiro responsável.

Dessa forma, podemos citar uma ação importante, que é propor um novo processo de controle de contas a receber, garantindo uma visão mais ampla, do que simplesmente saber quando será o vencimento de uma próxima conta. Realizar um controle taxativo de contas a pagar também é muito importante, fazendo com que o empreendedor consiga deixar suas contas em dia, com detalhes mais específicos valores de compras e parceiros.

4. Aumento da produtividade

Já que os processos serão cada vez mais otimizados, a consultoria financeira fará com que o departamento responsável pelas finanças seja mais produtivo. Dessa forma, haverá melhoria nos processos de trabalho, corrigindo atividades incorretas e elaborando modelos de trabalho que aumentem cada vez mais a produção dos colaboradores deste setor.

5. Riscos reduzidos

Já que o departamento financeiro pode ser considerado um dos mais acessíveis a riscos, a consultoria financeira caminhará no objetivo de amenizar todos os erros, seja a curto, médio e a longo prazo, evitando que problemas possam surgir com tempo e comprometem o fluxo de caixa.

6. Foco no exercício principal do negócio

Já que a consultoria permitirá que o empreendedor se livre de funções financeiras, ele agora poderá centrar o seu foco nas principais atividades no seu negócio, garantindo mais tempo e tranquilidade para gerenciar outros departamentos importantes.

O empreendedor também não precisará passar horas do dia elaborando soluções, planilhas, cálculos e demais serviços pertinentes ao setor financeiro, pois sabemos que finanças é uma área estritamente complexa e que necessita de tempo para administrá-la.

Com a aquisição da consultoria financeira no departamento, o papel do empreendedor é de basicamente tomar decisões, optar pelas melhores estratégias de solução mostradas pela consultoria, e aplicá-las de acordo com as especificidades da sua empresa.

Gostou do artigo? Esperamos que o texto possa te ajudar em sua jornada financeira, mostrando os benefícios positivos que uma consultoria financeira poderá trazer para o seu negócio a curto, médio e a longo prazo.

Consultor Financeiro Diz Porque Contratar Uma Consultoria Especializada

O empreendedorismo brasileiro é relativamente reconhecido e incentivado socialmente. Entretanto, a racionalização do processo de gestão por meio da adoção de táticas, estratégias e aplicação objetiva de conceitos que envolvem o planejamento em todos os níveis e setores empresariais é algo deixado em segundo plano.
Em um cenário como esse, contratar uma consultoria empresarial é raramente considerado até que a organização esteja em uma situação que, obrigatoriamente, demande a busca por profissionais que ofereçam nova perspectiva e coloquem as suas qualificações a serviço do negócio para assegurar a sua sobrevivência.
Assim, não é difícil perceber os motivos por que 1 a cada 4 empreendimentos não ultrapassa os dois primeiros anos de atuação e, dos que conseguem bater essa marca, a grande maioria fecha após cinco anos do início das atividades.
Portanto, é necessário reconhecer que contar com conhecimentos obtidos por meio de uma consultoria, por exemplo, poderia evitar muitos desses problemas, ampliar a rentabilidade empresarial, diminuir custos e posicionar de forma mais estratégica os diferenciais em relação à concorrência.
Entenda, a seguir, quais são as principais razões para a contratação de um serviço dessa natureza e os benefícios que podem ser agregados para o ambiente empresarial. Acompanhe!
Quais os principais motivos para contratar uma consultoria empresarial?

Planejamento Estratégico Para um Crescimento Sólido

Todo empreendedor deseja ver o seu negócio decolando, as suas atividades sendo ampliadas e a sua marca tomando um espaço cada vez maior em sua área de atuação. Entretanto, o que muitos ignoram ou não levam em consideração é o planejamento que o crescimento rápido ou em longo prazo demanda. Será que a estrutura empresarial, logística, operacional e administrativa atual de sua organização pode suportar, adequadamente, o crescimento que você tanto busca?
A consultoria de gestão empresarial e de outras especialidades pode delinear com clareza esse ponto, além de contribuir para identificar, com o gestor, oportunidades de negócio que sejam mais alinhadas com a realidade corporativa.

Tomada de Decisões de Forma Mais Segura

“Os prejuízos que uma decisão inadequada ou implementada em momento inoportuno pode gerar são quase incalculáveis.”
Até mesmo as estratégias respaldadas em muitos dados e análise podem falhar, mas quando as resoluções não contam com o apoio de profissionais especializados e mais experientes, as chances de ocorrerem falhas aumentam consideravelmente.
Desse modo, não é à toa que gestores, CEO’s e demais executivos de alto nível que administram multinacionais e outras grandes empresas escolham formar um time poderoso e complementar de profissionais para apoiá-los em todas as suas decisões. Afinal, contar com múltiplas perspectivas é indispensável para manter a vantagem competitiva.
Além disso, sobretudo quando se trata de empreendedores iniciantes ou que estão investindo em um setor que não conhecem bem, um consultor não apenas apoia a gestão, como também transmite conhecimentos e apresenta ferramentas e recursos que poderiam não ser encontrados tão facilmente.
“Todo o conhecimento acumulado pelo profissional de consultoria é colocado à disposição do contratante.”

Recuperação Emergencial Direcionada

Como mencionamos no início do artigo, grande parte dos brasileiros nem sequer considera a possibilidade de contratação de uma consultoria especializada até que esta seja vista como a última tentativa de fazer a organização sobreviver e sair da crise.
“O ideal é contratar uma consultoria de gestão empresarial antes que a crise chegue, mas se já estiver em crise, provavelmente ainda há tempo. Mas quanto antes melhor!”
Assim, se as finanças apontam para o vermelho, existem dívidas e pendências judiciais, a consultoria empresarial se torna o investimento que pode salvar uma empresa. Isso não significa que a consultoria assumirá, completamente, a liderança dessa tarefa difícil, mas que apoiará todo o processo, apontando as questões mais urgentes que devem ser resolvidas imediatamente e o que pode ser feito para diminuir os prejuízos e recuperar, gradualmente, a saúde financeira da organização.

Quais São Os Tipos De Consultoria Existentes E Suas Principais Características?

Garantir resultados máximos em todas as atividades da empresa é algo que deve estar sempre no centro das preocupações de qualquer gestor. Entretanto, existem atribuições mais específicas para aqueles que buscam uma consultoria. Podemos citar a empresa de consultoria financeira, consultoria administrativa e consultoria em gestão empresarial.
Portanto, se existem dificuldades e os números apontam para a necessidade de reformular o setor financeiro ou o operacional, por exemplo, certamente há, também, um consultor correspondente que seja mais adequado para essa tarefa.
Além disso, é necessário mencionar que o consultor pode ser interno ou externo. Isso significa que, no primeiro caso, existe um vínculo empregatício e o profissional atua dentro da organização. Já no segundo contexto, podem ser contratados os serviços de empresa de consultoria, que envia um dos seus especialistas, ou de um consultor independente.
Cada uma das formas apresenta as suas vantagens. A consultoria interna, por exemplo, tem melhor conhecimento dos processos de gestão devido a sua vivência prática dentro daquele ambiente corporativo em particular. Já a externa possui a característica de, geralmente, contar com mais imparcialidade, pois o consultor não é próximo dos gestores, investidores e dos outros executivos.
Conheça, a seguir, alguns dos tipos de consultoria que podem ser encontrados no mercado!

Gestão Empresarial

É o tipo mais abrangente, pois, dependendo do tipo de contrato e dos objetivos da parceria, o consultor pode chegar a desempenhar um papel extremamente relevante quando à gestão da empresa como um todo em conjunto com o empreendedor ou gestor. Apesar de não recair sobre um setor específico, contribui para identificação e melhoria de qualquer atividade da organização.

Financeira

Já as empresas de consultoria que apresentam serviços específicos para a gestão financeira têm como objetivo cuidar da saúde financeira do negócio, apontar processos que precisam ser aperfeiçoados e analisar, de forma geral, a viabilidade e outros conceitos primordiais para a sobrevivência do negócio.

Marketing

A consultoria de marketing ajuda o gestor a posicionar a sua marca no mercado, escolher as melhores estratégias e a melhorar os canais de comunicação e a imagem da empresa perante o público em geral. Em muitos casos, existem oportunidades inexploradas que podem ser identificadas pelo consultor, além do seu auxílio para fortalecer a presença das marcas, produtos e serviços oferecidos pela organização.

Logística

O setor logístico, sobretudo em tempos de valorização do e-commerce e da pontualidade necessária para a satisfação do cliente, é indispensável para determinados modelos de negócio. Por isso, o consultor logístico tem como uma das principais funções o aperfeiçoamento dos processos de logística da empresa, além de analisar os custos e outras questões operacionais.
Por fim, para que cada consultoria empresarial fique mais clara para o leitor, é necessário lembrar que o tipo de relacionamento estabelecido dependerá do serviço oferecido, da estrutura da empresa consultora e da forma como esta oferta os seus produtos, além da abrangência, que engloba o tamanho do projeto desenvolvido, a quantidade de pessoas envolvidas e a duração das atividades desempenhadas.

5 Dicas Para Contratar Uma Consultoria Empresarial

A consultoria empresarial é uma das principais formas de dar excelência aos processos dos mais variados negócios. Da forma de gerenciamento, passando por aspectos financeiros e organizacionais, empresas de consultoria do gênero precisam passar por uma análise dos diretores e empresários antes da contratação.
Isso porque a gestão em consultoria empresarial, quando bem analisada, pode agregar ainda mais vantagens ao seu negócio. Se você quer que seu empreendimento cresça e consiga extrair ao máximo o que tem a oferecer aos cliente e parceiros, confira este artigo que aborda 5 dicas para contratar uma consultoria em gestão empresarial.

1. Pesquise sobre as empresas de consultoria

A primeira dica é conhecer e analisar o know-how das empresas de consultoria em gestão empresarial. Ao identificar o portfólio de clientes, experiência de mercado e serviços executados, ganha-se mais contundência para escolher a melhor opção do gênero.
Converse com outros gestores que já utilizaram dos serviços da empresa de consultoria empresarial que você deseja contratar. Isso dá assertividade na decisão e, principalmente, afunila opções que podem não ser adaptáveis à realidade do seu negócio.

2. Serviços complementares

Um bom assessoramento pode oferecer serviços complementares, como consultoria administrativa e consultoria financeira empresarial. Isso porque, em razoável parte dos casos, são esses setores que mais exigem atenção da empresa e profissional contratados.
Ao entrar em contato com a consultoria empresarial, questione sobre quais áreas sua atuação cobre. Quanto mais opções dentro de um mesmo serviço você conseguir, melhores práticas sua empresa trará da contratação.
Confira outras dicas como esta em nosso blog!

3. Simples, clara, objetiva e concisa

Empresas de consultoria empresarial precisam, obrigatoriamente, serem simples, claras, objetivas e concisas em suas aplicações. Isso elimina ruídos de comunicação entre o seu negócio e o serviço contratado, além de resolver as questões pontualmente.
Quando há complexidade de informações, como, por exemplo, na consultoria administrativa financeira, pode-se perder muito tempo - sem nenhum resultado efetivo. Em outros casos, a própria empresa contratante precisa de agilidade para ‘sair do vermelho’.
“Aqui, a regra do ‘menos é mais’ (sempre feita com qualidade), traz melhores resultados.”

4. Atendimento e recursos

Aqui temos dois pontos em um só: o atendimento e os recursos da consultoria em gestão empresarial. O primeiro é a forma como quem irá prestar o serviço atende e entende a sua situação, dinamizando as opções e oferecendo as questões complementares citadas acima.
O segundo ponto é em relação aos recursos: a empresa de consultoria empresarial consegue oferecer soluções para a sua área de atuação? Quais ferramentas serão necessárias? O gestor mantém a autonomia das decisões durante a consultoria? Todas essas nuances devem ser analisadas.

5. Resultados x milagres

A última dica para contratar uma consultoria em gestão empresarial é: procure quem oferece resultados, não milagres. Ao receber uma proposta onde seu negócio irá dobrar o crescimento em uma semana por meio de uma consultoria administrativa ou consultoria financeira empresarial, desconfie.
“Não há soluções milagrosas nesse sentido - por isso, essa especialidade vem do termo ‘consultar’.”
Ainda, tenha cautela com preços muito abaixo do mercado. Uma consultoria de gestão empresarial precisa te apresentar resultados e não algo inviável - que nem os próprios consultores acreditam.
Acesse nosso site e entenda como nossos serviços podem te ajudar!

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!